Como criar uma estratégia eficiente de marketing digital?

Estratégia | Estratégia de Comunicação | Marketing digital
Marketing Digital

Atualmente todas as organizações compreendem que estar presente no universo digital é – quase sempre – imperativo para o crescimento da sua atividade.

Para além de permitir comunicar de forma gratuita, através das redes sociais, por exemplo, permite alcançar um número ilimitado de pessoas e potencia a monitorização das campanhas, assim como do investimento realizado em anúncios digitais.

 

Porquê Marketing Digital?

Com Marketing Digital conseguimos quantificar exatamente quantas pessoas estiveram expostas a conteúdos da nossa marca, algo que os meios de marketing tradicionais não permitem de forma tão direta, simplificada e imediata.

Não restam dúvidas de que apostar em Marketing Digital é a chave para o sucesso das marcas. Assim, o primeiro passo está dado: investir em marketing digital para promover a minha empresa.

 

Mas afinal, por onde começar?

O ponto de partida é a determinação dos objetivos estratégicos. Para os concretizar há que questionar: O que pretendemos alcançar? Qual a nossa meta?

Estes objetivos devem ser SMART: específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e delineados no tempo.

Vejamos o exemplo:

. Aumentar as subscrições de um serviço A em X%
. Criar X dinâmicas de ativação de marca até à data Y
. Vender Z unidades de um produto B até à data V

Uma vez que já conhecemos a(s) meta(s) que queremos alcançar é necessário perceber como vamos lá chegar…

 

Que meios devo utilizar?

Ao nosso dispor estão uma infinidade de meios e plataformas digitais que podemos integrar na nossa estratégia. Mas como saber quais fazem sentido para a nossa marca? Como saber em quais investir? Devo estar em todos os meios, ou apenas alguns? Quais?

  • Website

É essencial que cada organização tenha um website, atualizado e adequado à sua atividade – um reflexo do seu negócio, da sua marca, no mundo digital.

Este deve estar otimizado para motores de pesquisa (SEO), deve conter texto e multimédia, assim como alguma ação de conversão (por exemplo, formulário de contacto ou uma loja de e-commerce) para maximizar a eficiência da sua estratégia digital.

Podemos dizer que, para criar uma estratégia de marketing digital eficiente, o seu website será sempre o ponto de chegada de todos os caminhos que for traçando, através de redes sociais, e-mail marketing ou campanhas de anúncios digitais.

Sem um website atrativo e otimizado, todos os esforços colocados e investimento feito em comunicação digital é infrutífero.

 

  • Redes Sociais

Um dos erros mais comuns é o da utilização excessiva e desadequada das redes sociais por parte das organizações.

Para o evitar é fulcral perceber quem é o nosso público, em que redes está presente, em que redes as pessoas que são os nossos potenciais clientes querem ser expostos à nossa mensagem?

Escolha estar presente apenas nas redes sociais que fazem sentido para a sua atividade, senão está a desperdiçar tempo e recursos numa estratégia pouco eficiente.

Os conteúdos devem ser sempre ajustados a cada rede social, pois cada uma tem as suas especificidades, otimizando a sua presença e aumentando as possibilidades de interação com os mesmos.

É importante que, ao criar publicações, incentive o acesso ao seu website, através de um link de direcionamento para o mesmo.

 

  • E-mail marketing

Tem uma base de dados de e-mails de clientes ou de leads qualificadas?

Organize-a da melhor forma, mantendo todas as informações mais relevantes e descartando as restantes.

Escolha uma das diversas plataformas que existem (p.e MailChimp, Active Campaign, e-Goi, etc.), crie um perfil para a sua empresa e carregue a sua base de dados.

Os conteúdos partilhados devem ser altamente atrativos, pois sem um título e descrição apelativos, a sua taxa de abertura e de cliques vai ser reduzida.

Por vezes, nem sempre são os emails “esteticamente” mais apelativos que são os mais conversíveis. A chave para o sucesso do resultado das suas campanhas de emails marketing estão no teste. Testar, testar, testar… Faça testes A/B.

A comunicação com clientes via email é uma das formas mais antigas no que ao Marketing Digital diz respeito, mas é ainda hoje uma das mais eficazes. Neste formato estamos a falar de um para um, e de forma personalizada, o que potencia a envolvência do cliente com a marca.

Não se esqueça: o email marketing veio para para ficar!

 

  • Publicidade digital

Nesta etapa vai ser necessário algum investimento e, por vezes, apoio de uma agência de comunicação, como a Hora das Palavras, pois a configuração de campanhas de paid media exige alguns conhecimentos mais específicos de marketing.

Contudo, é importante saber que existem diversas plataformas que permitem anunciar a sua marca em websites e apps, assim como nas redes sociais, com orçamentos para todas as carteiras.

Analise qual o seu público e qual o seu orçamento, a duração da campanha e defina qual o caminho mais eficiente e que lhe permite alcançar os seus resultados com maior celeridade.

Monitorize as suas campanhas diariamente e verifique se existem otimizações a fazer, normalmente as plataformas já compreendem ferramentas de inteligência artificial que providenciam sugestões para melhorar os seus anúncios.

 

E não se esqueça…

Uma vez bem definida a meta e os percursos para a alcançar é importante medir os resultados periodicamente e ajustar todos os conteúdos, se necessário.

Assim, a terceira e última fase da estratégia de marketing digital é a análise de resultados obtidos, definindo métricas relevantes e realizando os ajustes necessários para se alcançarem os objetivos inicialmente traçados dentro do tempo previsto.

Em suma, qualquer marca sempre que parte para a comunicação e criação de campanhas digitais deve seguir os 4 pilares de sucesso: Estudar o mercado e o público, planear a estratégia, implementá-la e medir todos os resultados obtidos.

 

Vamos começar as suas campanhas digitais?
Artigos relacionados