Case Study

Alcokart: Levar a prevenção rodoviária aos media

Assessoria de Imprensa | Comunicação Estratégica | Marketing Social

O contexto

O Alcokart é um projeto inovador e pioneiro em Portugal, promovido pela GARE – Associação para a Promoção de uma Cultura de Segurança Rodoviária. O seu principal objetivo é sensibilizar os jovens para os perigos da condução sob o efeito de álcool ou outras substâncias, através de uma experiência prática e imersiva: a condução de um kart elétrico que simula os efeitos dessas substâncias. A ação pode ser realizada em diferentes tipos de espaços, desde escolas a parques de feiras. Desde 2008, a Hora das Palavras colabora com a GARE em regime pro-bono. No período referido neste case study, essa colaboração foi intensificada graças a um financiamento obtido pela GARE, que permitiu alavancar a comunicação do projeto em várias frentes.

O desafio

Para além do objetivo de reforçar a notoriedade da GARE e das suas iniciativas, a parceria focou-se em dois grandes objetivos estratégicos: Dar visibilidade ao projeto Alcokart nos media, com o intuito de gerar pedidos de visita por parte de escolas. Comunicar com os vários stakeholders, com o objetivo de angariar patrocínios que assegurassem a continuidade e expansão do projeto.

A solução

A Hora das Palavras desenvolveu uma estratégia de comunicação assente em storytelling personalizado, adaptado a todos os tipos de media com especial incidência na televisão, dada a natureza visual e impactante da ação. As táticas implementadas permitiram uma cobertura mediática transversal e significativa: -121 notícias de relevo, das quais: -11 em televisão; -6 em rádio; -32 na imprensa escrita; -72 em meios digitais.
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Resultados e Impacto 

A estratégia e implementação da comunicação permitiram alcançar resultados expressivos: 

  • A GARE passou a ser reconhecida como uma fonte organizada de informação para os media, sendo regularmente procurada por jornalistas para comentar temas de segurança rodoviária. 
  • Foi reconhecida como uma das três associações mais relevantes do setor, ao lado da PRP – Prevenção Rodoviária Portuguesa. 
  • Foram realizados 47 eventos Alcokart em diferentes pontos do país, com a participação de cerca de 4.500 alunos do ensino secundário e profissional. 
  • A GARE recebeu 108 contactos institucionais interessados no projeto. 
  • Foram garantidos dois patrocínios importantes: Fundação PSA Internacional e Liberty Seguros. 
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